DOUTRINA - a maçonaria

MAÇONARIA E A IGREJA MÓRMON - CITAÇÕES



PARTE DE UMA CARTA DE HEBER C. KIMBALL, QUE CITA A AFIRMAÇÃO DE JOSEPH SMITH DE QUE A MAÇONARIA FOI DERIVADA DO SACERDÓCIO


"O irmão Joseph sente-se bem como nunca o vi antes. Uma razão é que ele ingressou em um pequeno grupo onde ele se sente seguro. E não é a todos que ele pode abrir seu coração e sentir-se seguro. Queria que você estivesse aqui e ouvisse e sentisse por si mesmo. Recebemos algumas coisas preciosas do Profeta sobre o sacerdócio que faria sua alma regozijar. Não posso dá-las a você no papel porque não são para serem escritas. Portanto, você deve vir e obtê-las por si próprio. Organizamos uma loja de Maçons aqui assim que obtivemos uma Carta. Isso foi em março e desde então quase duzentos foram feitos maçons. Os irmãos Joseph e Sidney foram os primeiros a serem recebidos na Loja. Todos os outros Doze tornaram-se membros, exceto Orson Pratt, ele reluta. Mas, ele vai se acordar em breve, há uma semelhança com o sacerdócio na Maçonaria. O irmão Joseph diz que a Maçonaria foi tomada do sacerdócio mas se tornou degenerada, mas, muitas coisas estão perfeitas."

Heber C. Kimball para Parley P. Pratt,17 de junho(de1 842, Church Archives. Citado por David John Buerger em The Mysteries of Godliness: a History of Mormon Temple Worship, p. 40)

ANOTAÇÕES DE BENJAMIN F. JOHNSON ONDE CITA O PROFETA JOSEPH SMITH FALANDO SOBRE MAÇONARIA


“Ele disse-me que a Franco Maçonaria, no presente, era as investiduras apóstatas, assim como a religião sectária era a religião apóstata.”

Benjamin F. Johnson, My Life's Review, p. 96

DECLARAÇÃO SOBRE O PROFETA JOSEPH SMITH E A MAÇONARIA, FEITA POR FRANKLIN D. RICHARDS, EM 4 DE ABRIL DE 1899


"Joseph, o Profeta, estava ciente de que havia coisas sobre a Maçonaria que vieram do princípio e ele desejava saber o que eram; daí a loja. Os maçons admitiram que algumas chaves concernentes à Maçonaria estavam perdidas. Joseph inquiriu o Senhor com respeito ao assunto e Ele revelou ao Profeta a verdadeira Maçonaria, como a temos em nossos templos. Devido a esse conhecimento superior que Joseph havia recebido, os maçons ficaram invejosos e fecharam a Loja Maçônica [de Nauvoo]."

Journal of Rudger Clawson, 1899

PARTE DE DISCURSO DE HEBER C. KIMBALL EM UMA CONFERÊNCIA ESPECIAL, EM 9 DE NOVEMBRO DE 1858.


"Nós temos a verdadeira Maçonaria. A Maçonaria de hoje é originária da apostasia que ocorreu nos dias de Salomão e Davi. Eles têm uma e outra coisa correta, mas nós temos a coisa verdadeira."

(Heber C. Kimball, Manuscript History of Brigham Young, unpublished, November 13, 1858, LDS Church Archives. Citado por Stanley B. Kimball, Heber C. Kimball: Mormon Patriarch and Pioneer)

REGISTRO NO DIÁRIO DE JOSEPH FIELDING SMITH (SÊNIOR)


"Muitos filiaram-se à instituição maçônica. Isto parece ter sido um degrau ou preparação para algo mais, a verdadeira origem da Maçonaria. Isto também vi e me regozijo."

Joseph Fielding, Diary (1843-1846), Church Archives, citado em "`They Might Have Known He Was Not a Fallen Prophet' – The Nauvoo Journal of Joseph Fielding", editado por Andrew F. Ehat. BYU Studies 19 -Winter 1979

ANOTAÇÕES FEITA PELO PROFETA JOSEPH SMITH EM SEU DIÁRIO


"Terça-feira, 15 – Oficiei como capelão na instalação da Loja de Maçons Livres de Nauvoo, no Bosque próximo ao Templo. O Grão Mestre Jonas, de Columbus fez-se presente, e um grande número de pessoas reuni-se na ocasião. O dia foi muito bom; todas as coisas foram feitas em ordem, e a satisfação universal foi expressa. Ao anoitecer recebi o primeiro grau na Franco Maçonaria na Loja de Nauvoo, que se reuniu em meu escritório geral (...)
"Quarta-feira, 16 de março – Estive na Loja Maçônica e cheguei ao grau sublime."

Joseph Smith. Diary. History of The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, Vol. 4, Ch. 32

CITAÇÃO EM UM DISCURSO DOMINICAL EM NAUVOO, FEITA PELO PROFETA JOSEPH SMITH EM 15 DE OUTUBRO DE 1843


"O segredo da Maçonaria é manter um segredo."

Joseph Smith, History of The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, Vol. 6, Ch. 59

DISCURSO DE BRIGHAM YOUNG REFERINDO-SE A LENDA MAÇÔNICA DE HIRAM ABIFF


"É verdade que Salomão construiu um templo com o propósito de dar investiduras, mas disso podemos aprender com a história da época que eles, se deram alguma, deram muito poucas investiduras, e um dos sumo sacerdotes foi assassinado por homens iníquos e corruptos, que já haviam iniciado a apostatar, porque ele não revelaria aquelas coisas pertencentes ao Sacerdócio que eram proibidas a ele revelar até ele ir ao local apropriado."

Brigham Young. Discourses of Brigham Young. Temples and Salvation for the Dead, p. 393

DISCURSO DE BRIGHAM YOUNG REFERINDO-SE A MAÇONARIA E A IGREJA


“Quando o Mormonismo me foi apresentado, eu ainda não havia visto uma seita de religiosos cujas doutrinas, do início ao fim, parecessem a mim com a maçonaria, é como um homem que tinha em uma caixa, e que a exibia por uma certa quantia. Ele abria a caixa principal da qual tirava outra caixa; então, abria esta e tirava de lá outra, então outra e mais outra, e continuava a tirar uma caixa de dentro da outra até chegar a um pedaço muito pequeno de madeira; ele então dizia aos espectadores, ‘Isto, senhoras e senhores, é a franco maçonaria".

Brigham Young, Journal of Discourses, Vol. II, April 17, 1853

DISCURSO DE BRIGHAM YOUNG SOBRE A PROIBIÇÃO IMPOSTA AOS MÓRMONS PELOS MAÇONS, DE SE FILIAREM A LOJAS MAÇÔNICAS EM UTAH POR CAUSA DO CASAMENTO PLURAL


“Há uma outra classe de indivíduos a quem eu me referirei brevemente. Devemos chamá-los de cristãos? Eram cristãos originalmente. Nós não podemos ser admitidos em suas sociedades, em seus lugares de reunião em certos momentos, e em determinadas ocasiões, porque estão receosos pela poligamia. Eu vou lhes dar seu título para que vocês possam saber de quem eu estou falando: refiro-me aos franco maçons. Eles recusaram a filiação de nossos irmãos em suas lojas porque estes eram poligamistas . Quem foi o fundador da franco maçonaria? Eles apontam para Salomão, e param lá. Este foi o rei que estabeleceu esta elevada e sagrada ordem. Mas, ele era um poligamista, ou não era? Se ele acreditava em monogamia, ele não a praticou, porque teve setecentas esposas, e isso é mais do que eu tenho; e teve trezentas concubinas, enquanto eu não tenho nenhuma, que eu saiba.”

Brigham Young, Journal of Discourses, Vol. XI, February 10, 1867

PARTE DE DISCURSO DO ÉLDER MARVIN J. BALLARD


"O que é Maçonaria? Um fragmento da antiga verdade vinda talvez do templo de Salomão dos dias passados, mas senão como um fragmento, como o cristianismo é senão um fragmento do evangelho do Senhor Jesus Cristo. Era apenas para ser possuída e usufruída por aqueles que possuem o santo sacerdócio. O profeta Elias revelou essas verdades: ele as possuía antigamente e as deu em sua perfeição e simplicidade e pureza ao Profeta Joseph Smith.

Elder Marvin J. Ballard General Conference Reports, October 1913, p. 124