INVESTIGAÇÕES SOBRE A IGREJA SUD
DOUTRINA - Éden em Missouri

O JARDIM DO ÉDEN EM MISSOURI

Texto traduzido e adaptado de Sandra Tanner http://www.utlm.org/onlineresources/gardenofeden.htm

Quando as pessoas ouvem os mórmons referirem-se ao Jardim do Éden, incorretamente presumem que os SUDs acreditam que ele estava próximo aos rios Tigre e Eufrates.

Porém, Joseph Smith afirmou através de uma revelação, que o Jardim do Éden estava a oeste de Missouri. Essa afirmação descartaria toda a primeira parte do Gênesis, e Noé teria partido em sua arca de Missouri e rumado para algum lugar no Oriente Médio.

O Apóstolo SUD John A. Widtsoe explicou:

“Os Santos dos Últimos Dias sabem, através da revelação moderna, que o Jardim do Éden estava no continente norte-americano, e que Adão e Eva começaram a conquista da terra na parte superior do que é hoje o estado de Missouri. Parece muito provável que os filhos dos nossos primeiros pais terrenos mudaram-se ao longo das férteis terras agradáveis do vale do Mississippi." (John A. Widtsoe, , Evidences and Reconciliations, three volumes in one, Salt Lake City: Bookcraft 1960, p. 127)
Mapa do My Kingdom Shall Roll Forth, na História da Igreja, p.2, 1980. Publicado por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Joseph Smith declarou esta nova interpretação de Gêneses e a localização do Éden durante uma viagem através de Missouri, em 1838.  

A historiadora Fawn Brodie reproduziu o seguinte testemunho:

"Pouco depois de sua chegada, Joseph remou no Grand River até Lyman Wight para explorar a terra na margem norte do Condado de Daviess [Missouri]. Em uma ribanceira alta com vista para o rio,  alguém no grupo descobriu as ruínas do que parecia ser um altar e animadamente levou o profeta até o local. 

"Depois de examinar o local, Joseph ficou em silêncio, seus olhos varrendo a pradaria abaixo dele ...

" ‘Este é o vale de Deus, onde Adão abençoou os seus filhos’, disse ele,’ e em cima deste mesmo altar, Adão ofereceu sacrifícios ao Senhor .... vamos fazer uma cidade que será chamada Adam-ondi- Ahman. Aqui Adão, o Ancião dos Dias virá para visitar o seu povo ....'." (No Man Knows My History, Fawn Brodie, Random House, 1971, p. 211)

Em 1835 o Messenger and Advocate publicou um poema intitulado "Adam-ondi- Ahman": 


Este poema foi considerado de tal importância que foi incorporado no primeiro hinário SUD, em 1835 e ainda está no hinários atuals SUD (ver o hinário SUD 1985, p. 49). Enquanto o poema não designa o local como sendo Missouri, que é a primeira impressão com o nome de Adam-ondi- Ahman.

Mesmo após os Mórmons irem para o oeste, continuaram a falar sobre a importância de Adam-ondi-Ahman no Missouri.  

Wilford Woodruff, escrevendo em seu diário em 30 de março de 1873, comentou:

“Novamente, o presidente Young disse que Joseph, o Profeta, falou-lhe que o jardim do Éden estava no Condado de Jackson, Missouri, e quando Adão foi expulso do Jardim do Éden, ele foi para um lugar cerca de 40 milhas de onde chamamos Adam-ondi- Ahman. 

"Ali ele construiu um altar de pedras e ofereceu sacrifícios. Aquele altar permanece até hoje. Eu vi como Adão deixou, assim como  muitos outros também, e mesmo com todas as revoluções do mundo, o Altar não tinha sido destruído. 

"Joseph também disse que, quando a cidade de Enoch foi transladada, ela estava onde o Golfo do México está agora. Ela deixou naquele golfo muitas águas." (Waiting for World's End: The Diaries of Wilford Woodruff, edited by Susan Staker, Signature Books, 1993, p. 305)

Retrato de: Joseph Smith Beguins his Work, volume 1  (Reprodução de um Livro de Mórmon de 1830 folhas sem cortes).

Oliver B. Huntington, um mórmon fiél, escreveu um artigo sobre Adam-ondi-Ahman para a revista SUD Juvenile Instructor:

" Já visitei muitas vezes o altar de Adão, que foi mencionado. Sentei-me sobre o muro de pedra e refleti sobre as cenas que ocorreram milhares de anos atrás, exatamente onde eu estava. Ali estavam as rochas que o Pai Adão havia usado ... . A casa do meu pai ficava cerca de duzentos e cinquenta jardas daquele altar, nas terras atrás do Grand River, no vale de Adam-ondi-Ahman". (Juvenile Instructor, 15 de novembro de 1895, p. 700-701)

Juvenile Instructor, 15 de novembro de 1895, páginas 700 e 701

O apóstolo SUD Bruce R. McConkie dá esta informação sobre a localização do Jardim do Éden:

Adam-ondi-Ahman

“Adão foi o primeiro homem de todos os homens. Ahman é um dos nomes pelos quais Deus era conhecido por Adão. Adam-ondi-Ahman, um nome vindo da linguagem Adâmica pura para o Inglês, é uma das quais nós não temos uma tradução literal e revelada. O mais próximo que podemos julgar - e esta visão vem dos irmãos antigos que associaram-se ao Profeta Joseph Smith, que foi o primeiro a usar este nome nesta dispensação - Adam-ondi-Ahman significa o local ou a terra de Deus onde morava Adão.

“Aparentemente, a área era grande. Pelo menos as revelações falam da terra, dos vales e das montanhas de Adam-ondi-Ahman. Dizem que o próprio Cristo ‘estabeleceu as bases de Adam-ondi-Ahman’ (DeC. 78:15-16), e que incluía o lugar hoje conhecido como Spring Hill, Condado de Daviess, Missouri. (DeC. 116).

“Far West, Missouri, também parece estar incluída na terra de Adam-ondi-Ahman. Em 17 de abril de 1838, o Senhor ordenou a seus santos que fossem a Far West, um lugar, disse Ele, que era santo, e lá foram eles para construirem uma cidade. (DeC. 115).

“Em 8 de Julho do mesmo ano, William Marks e Newel K. Whitney não tinham deixado as suas preocupações temporais em Kirtland, Ohio, e não estavam na construção com os santos que vieram à Sião. Repreendendo-lhes, o Senhor disse:

" ‘Não há lugar suficiente nas montanhas de Adão-ondi-Amã e nas planícies de Olaa Sineá, ou seja, a terra onde Adão habitou, de modo que cobiçais aquilo que é apenas uma gota e negligenciais assuntos de maior importância? Portanto subi à terra de meu povo, ou melhor, Sião.’ (DeC 117:8-9)

“À William Marks foi dito que ele ‘presida no meio de meu povo, na cidade de Far West, e que seja abençoado com as bênçãos de meu povo. presidir, no meio do meu povo, na cidade de Far West", e  à Newel K. Whitney foi dito para que ele ‘suba à terra de Adão-ondi-Amã e seja um bispo para meu povo.’ (DeC. 117:10-11).

“Os irmãos desta dispensação ensinaram que o Jardim do Éden estava localizado no que é conhecido por nós como a terra de Sião, uma área na qual Jackson County, Missouri, é o lugar central. Em nosso popular hino SUD que começa assim: ' <!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1107304683 0 0 159 0;} @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1073750139 0 0 159 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin-top:0in; margin-right:0in; margin-bottom:10.0pt; margin-left:0in; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-bidi-font-family:"Times New Roman";} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:10.0pt; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-hansi-font-family:Calibri;} @page Section1 {size:8.5in 11.0in; margin:70.85pt 85.05pt 70.85pt 85.05pt; mso-header-margin:.5in; mso-footer-margin:.5in; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> Glorious things are sung of Zion, Enoch's city seen of old', verificamos que William W. Phelps preservou a doutrina de que "em Adam-ondi-Ahman, Sião cresceu onde estava o Éden....

“Um dos encontros mais espirituais de todos os tempos teve lugar no vale de In Adam-ondi-Ahman, cerca de 5.000 anos atrás, e um outro encontro – de uma importância ainda maior em relação ao destino desta terra - está prestes a acontecer no mesmo local. Nossas revelações dizem:

"Três anos antes da morte de Adão, ele chamou Sete, Enos, Cainã, Mahalaleel, Jarede, Enoque e Matusalém, que eram todos sacerdotes, com o restante de sua posteridade, que era justa, ao vale de Adam-ondi-Ahman, e lá lhes conferiu sua última bênção.

"E o Senhor apareceu-lhes, e eles se levantaram e abençoaram Adão, e chamaram-no de Miguel, o príncipe, o arcanjo. E o Senhor confortou Adão, e disse-lhe: Eu te pus para estar na cabeça; uma multidão de nações nascerá de ti, e tu serás um príncipe sobre eles para sempre. E Adão se levantou no meio da congregação, e, não obstante estar inclinado por causa da idade, foie preenchido pelo Espírito Santo, e predisse tudo que aconteceria à sua posteridade, até a última geração." (DeC 107:53-56) (Mormon Doctrine, by Bruce McConkie, p. 19-20)

O apóstolo McConkie passou a explicar que Joseph Smith tinha ainda identificado um altar em Missouri como o construído por Adão:

“Nesse grande encontro, Adão ofereceu sacrifícios em um altar construído para este propósito. Uma parte deste altar permaneceu no local, através dos tempos.  

"Em 19 de maio de 1838, Joseph Smith e um certo número de seus companheiros depararam-se com o restante da pilha de pedras, em um lugar chamado Spring Hill, no Condado de Daviess, Missouri. Lá, o Profeta ensinou-lhes que Adão iria visitar novamente o vale de Adam-ondi-Ahman, dando um grande conselho como um prelúdio para o grande e terrível dia do Senhor. (Mediation and Atonement pp. 69-70).

“Nesse conselho, todos os que possuem as chaves da autoridade prestarão contas de sua gestão a Adão. Cristo então virá, receberá de volta as chaves e, assim, dará um dos passos preparatórios finais para reinar pessoalmente sobre a terra. (Dan. 7:9-14; Teachings, p. 157.) (Mormon Doctrine, by Bruce McConkie, p. 21)

O apóstolo John A. Widtsoe fez os seguintes comentários sobre o Jardim do Éden:

“Mais tarde, o profeta designou Spring Hill, um monte cerca de cinquenta ou sessenta milhas ao norte e um pouco a leste de Independence, como Adam-ondi-Ahman...o lugar onde Adão virá para visitar seu povo, ou o Ancião dos Dias se assentará, como mencionado por Daniel, o profeta." (DeC. 116)

“Uma vez que Adão reuniu sete gerações de seus descendentes em Adam-ondi-Ahman, podemos acreditar que ali era o local que ele habitava. Se assim for, o Jardim do Éden provavelmente não estava muito distante, pois foi a entrada no leste do Paraíso que foi fechada para eles no momento da queda. (Gênesis 3:24)

“De fato, tem sido comumente compreendido pelos santos dos últimos dias, a partir dos ensinamentos do profeta, que o templo deveria ser construído no ou perto do local do Jardim do Éden. Que o profeta realmente ensinou que o Jardim do Éden era ou estava perto de Independence, Missouri, foi testemunhado por muitas pessoas que conheciam-no e ouviam-no.

“Heber C. Kimball, colaborador próximo e amigo do profeta, disse em uma ocasião:

“ ‘O local escolhido para o Jardim do Éden foi o Condado de Jackson, no estado de Missouri, onde está agora Independence. Ele foi ocupado na manhã da criação de Adão e seus associados, que vieram com ele com o propósito expresso de povoar esta terra.’ (Journal of Discourses, 10:235)

“Brigham Young, também um próximo associado do profeta, testemunhou de forma semelhante:

“ ‘No começo, depois que a terra foi preparada para o homem, o Senhor iniciou seu trabalho sobre o que é agora chamado de continente americano, onde o Jardim do Éden foi feito. Nos dias de Noé, nos dias dentro da arca, ele levou o povo para a outra parte da terra.’ (Discourses, p. 102)

“ Em conversa com Orson Hyde, em 15 de março de 1857, o Presidente Young disse:

“ ‘Você esteve tanto em Jerusalém quanto em Sião, e viu a ambos. Eu não vi tanto, porque eu nunca estive no condado de Jackson. Agora é agradável pensar e saber onde era o Jardim do Éden. Alguma vez você já pensou nisso? Eu não acho que muitos o façam, pois no Condado de Jackson estava o Jardim do Éden. Joseph declarou isso, e eu sou obrigado a acreditar nisso, assim como a acreditar que Joseph foi um profeta de Deus. (Journal History, March 15, 1857)

“Essa é a posição dos Santos dos Últimos Dias hoje, com relação à localização muito discutida do Jardim do Éden. Adão, após sua expulsão do Jardim do Éden, vivia nos arredores dos grandes rios Missouri e Mississippi. Como seus descendentes multiplicaram-se, eles naturalmente assentaram-se  ao longo dos vales férteis e climaticamente aceitáveis. 

"Quando veio o dilúvio nos dias de Noé, a drenagem do Mississippi deve ter aumentado em um enorme volume, em harmonia com o relato bíblico. Arca de Noé teria sido lançada sobre as poderosas e rápidas águas, em direção ao Golfo do México. Com ventos favoráveis, atravessaria o Atlântico até o continente oriental. Ali, a raça humana, em seu segundo início na terra, começou a multiplicar-se e encher a terra.

“A localização do Jardim do Éden na América, e em Independence, Missouri, esclarece para muitos o problema que o relato bíblico do Éden e seu jardim deixou nas mentes dos estudantes. (Evidences and Reconciliations, by John A. Widtsoe, p. 395-397)

PROBLEMAS DESTA DOUTRINA:

Não há nada no livro de Gênesis que indique que os oito primeiros capítulos da história aconteceram na América do Norte.

Porém, o maior problema nestes ensinametos, usando as próprias escrituras SUD, é que a designação de Smith 1838, do Missouri como o lar de Adão e Eva contradiz sua primeira revelação de 1830 do Livro de Moisés.  

Este livro, em Pérola de Grande Valor, conta sobre a criação, apresentando claramente o Jardim do Éden no Oriente Médio. Nele podemos ler:

“E eu, o Senhor Deus, fiz um rio sair do Éden para regar o jardim; e dali ele se dividia e tornava-se em quatro braços. E o nome do segundo rio era Giom; é o que rodeia toda a terra da Etiópia. E o nome do terceiro rio era Hidequel, o que vai para o lado oriental da Assíria. E o quarto rio era o Eufrates.” (Pérola de Grande Valor, Moisés 3:10, 13-14)

Teria Deus dado duas revelações tão distintas?

Ou teria Joseph "esquecido" uma e inventado outra "revelação"???
Criar um Site Grátis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net