Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis



 INVESTIGAÇÕES SOBRE A IGREJA SUD
LdM - direitos autorais

A VENDA DOS DIREITOS AUTORAIS DO LIVRO DE MÓRMON



Hiram Page e Oliver Cowdery, sob a orientação profética de Joseph Smith tentaram vender os direitos autorais do livro de mórmon, mas não conseguiram. 

Após a fundação da Igreja, Joseph Smith passou a constar como tradutor. Para entender melhor, a expectativa era conseguir $8.000 dólares (da época), mas após esta tentativa fracassada, Martin Harris hipotecou suas propriedades para serem impressos 5.000 exemplares da primeira edição do LdM, ao custo de $3000 dólares. A impressora foi a Gráfica de E.B.Grandin, em Palmyra, com o contrato assinado em 25 de agosto de 1829.

- Versão de Hiram Page:

"Antes de junho de 1829, conforme Hiram e Oliver, Joseph usou uma pedra de vidente para receber uma revelação dirigida a Hiram e Oliver para vender o direito autoral do Livro de Mórmon em Toronto". (Early mormonism, pg 174)

- Versão de David Whitmer:

"Irmão Hyrum pensou que não deveríamos esperar mais por Martin Harris, e que o dinheiro (para imprimir o Livro de Mormon) deveria ser levantado de alguma outra maneira. O irmão Hyrum estava irritado com o irmão Martin e pensou que poderiam obter o dinheiro de alguma forma sem ele, e não deixar tê-lo nada a ver com a publicação do livro, ou receber algo dos ganhos desta, se os lucros ocorressem.

"Ele estava errado em assim julgar o irmão Martin, porque ele estava fazendo tudo o que podia para vender sua terra. O irmão Hyrum disse que lhe foi sugerido que alguns dos irmãos poderiam ir à Toronto, Canadá, e vender os direitos autorais do Livro de Mórmon por considerável dinheiro, e ele persuadiu Joseph a perguntar ao Senhor sobre isto. Joseph aceitou em assim proceder. Ele ainda não tinha devolvido a pedra. Joseph olhou para dentro de seu chapéu, no qual colocou a pedra, e recebeu uma revelação de que alguns dos irmãos deveriam ir à Toronto, Canadá, e que iriam vender o direito autoral do Livro de Mórmon.

"Hiram Page e Oliver Cowdery foram à Toronto em sua missão, mas eles falharam completamente em vender o direito autoral, retornando sem dinheiro algum.

"Joseph estava em casa de meu pai, quando eles retornaram. Eu estava lá também, e sou testemunha destes fatos. Jacob Whitmer e John Whitmaer também estavam presentes quando Hiram Page e Oliver Cowdery voltaram do Canadá. Bem, estávamos todos em grande dificuldade, e nós perguntamos a Joseph como era isto, que ele recebeu uma revelação do Senhor e os irmãos falharam totalmente no seu empenho. Joseph não sabia como isto acontecera, assim ele perguntou ao Senhor sobre isto, e recebeu a seguinte revelação vinda através da pedra:

" 'Algumas revelações são de Deus, algumas revelações são de homens; algumas revelações são do demônio'.”. (Address do All Believers, 31-32).

Versão de Oliver Cowdery:

"Que alguns entre vocês possam relembrar aquele que enviou irmão Page e eu, tão tolamente a Toronto, com uma predição do Senhor pelo “Urim e Tumin” que lá acharíamos um homem ansioso em comprar o “direito autoral dos primeiros élderes”. Eu bem lembro que não o encontramos, e tivemos que voltar surpresos e desapontados.

"Mas tão grande era minha fé de ir a Toronto, que nada senão calma permeiava minha alma, toda dúvida estava banida, e mais, esperava que o irmão Page e eu iríamos cumprir a revelação, assim como viveríamos. E você pode crer, sem pedir que relate detalhes, de que não foi uma tarefa fácil descrever nossa desolação e pesar. O irmão Page e eu não pensamos que Deus nos tenha decepcionado através do “Urim e Tumin” que é exatamente como veio o Livro de Mórmon”. (Gift of seeng, 58)

O Setenta e Historiador da Igreja B.H. Roberts aceita a existência dessa revelação e a tentativa da venda dos direitos autorais (embora a classifique como erro crasso e má interpretação por parte de Joseph) na publicação preparada para a Igreja (Comprehensive History of the Church volume 1; ver páginas 150 a 190). 

Lucy Mack, mãe do Profeta, também conta essa ocorrência em suas memórias.


À parte: Joseph Smith aparentemente nunca usou o Urim e Tumim. Todos das familias Smith, Whitmer, Harris, e Knight costumavam chamar a Pedra Vidente, que ele encontrou atraves da Pedra Vidente da Sally Chase em 1822, do UeT.

Criar um Site Grátis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net