SIMBOLOGIA SUD - parte 2

TEMPLO DE SALT LAKE: OUTRAS EXPLICAÇÕES PARA OS SÍMBOLOS



Texto extraído e adaptado de Apocalink


Situado no centro de Salt Lake City, Utah, O templo da praça é o centro espiritual, cultural e administrativo da fé SUD. 


Este lote de dez hectares de terra inclui um templo (figura abaixo), uma tenda em forma de abóbada e numerosos edifícios, monumentos e memoriais. 
 image


Porém, uma olhada detalhada nas estruturas irá revelar a presença de ocultismo, paganismo e símbolos maçônicos. Certamente um estudo mais profundo desses motivos contribui para a controvérsia a respeito do mormonismo. 



Um pessoa que visite o espaço religioso se encontrará rodeado de símbolos esotericamente associado com o antigo paganismo. Por que esses símbolos encontram-se em edifícios supostamente cristãos?

O TEMPLO



O Templo é a peça central da Praça e atua como o coração da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. 
image
O próprio edifício é grande e imponente e cercado com muitas esculturas. Diz-se que é para ter as mesmas funções do antigo Templo de Jerusalém. Embora esta não seja uma versão correta, vamos nos concentrar nos símbolos existentes na estrutura deste templo.



O exterior do templo contém inúmeros símbolos que não são apenas resquícios do paganismo antigo, mas ainda usados por diferentes religiões ocultistas e pela maçonaria, conforma discutido AQUI


A seguir, faremos uma análise destes símbolos à luz das religiões pagãs.


1 - PENTAGRAMA INVERTIDO

image


Este símbolo é encontrado ao redor do Templo, acima das portas frontais e acima das janelas, em seu arco superior, nos lados norte e sul.



O pentagrama foi originalmente símbolo da deusa romana Vênus foi associado a diversas divindades e cultuado por diversas culturas. 


Trata-se de um dos símbolos pagãos mais utilizados na magia cerimonial, pois representa os quatro elementos (água, terra, fogo e ar) coordenados pelo espírito (quinto elemento). Significa o redomínio do espírito divino sobre a natureza inferior do homem.



Como um talismã, é uma proteção contra espíritos malígnos, sendo considerado muito eficiente.


Por outro lado, muitas pessoas que se intitulam satanistas usam o Pentagrama invertido (com duas pontas para cima), afirmando significar exatamente o oposto do pentagrama normal: o triunfo da Matéria sobre o Espírito.



Porém, originalmente, o pentagrama com duas pontas para cima já aparecia no paganismo pré-cristão, como um dos símbolos da Grande Mãe (pela semelhança com um canal vaginal, um útero e duas tubas uterinas). Assim, o pentagrama invertido possui significados paralelos (CHEVALIER, Jean e Gheerbrandt, Alain. Dicionário de Símbolos - Mitos, sonhos costumes, gestos, formas figuras, cores números).


Portanto, Levi, da maçonaria, não foi o primeiro a usar o pentagrama invertido, como se acredita popularmente.



image

Renderização do pentagrama de Eliphas, usado por Levi, tanto para cima como invertido. 


Vejamos uma das explicações para o pentagrama: 


"O pentagrama com a ponta para cima repele o mal, mas um pentagrama invertido, com dois pontos para cima, é um símbolo do diabo e atrai forças sinistras, porque está de cabeça para baixo e porque é o número 2. Ele representa o grande sabbath das bruxas, e os dois pontos para cima são os chifres de um bode."
(Richard Cavendish, The Black Arts, New York: Capricorn Books, 1967).


Porém, nem todos concordam com esta explicação:



"No simbolismo, uma figura invertida sempre significa um poder pervertido. A pessoa ignorante nem sequer suspeita as propriedades ocultas destes simbolos emblemáticos ".
(Manly P. Hall, ensinos secretos de todas as eras)


2 - SOL, LUA E ESTRELAS


image
image



As pedras das paredes do templo tem o Sol, as fases da lua e as estrelas (na forma de pentagramas invertidos). Esses três corpos celestes podem ser encontrados em antigos templos pagãos e seu uso pode ser comparados até mesmo nos tempos de adoração a Baal.
 
Algumas religiões ocultistas e ordens, como a maçonaria, têm preservado os símbolos e usam-nos em seus próprios monumentos (veja mais sobre simbologia maçônica na Wikipedia).


3 - O ''OLHO QUE TUDO VÊ''


image


As representações do que hoje conhecemos como "O Olho que Tudo Vê" tiveram sua origem na mitologia Egípcia, com o Olho de Órus.



Olho de Hórus ou 'Udyat'  significa proteção e poder, e está relacionado à divindade Hórus. Este era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egito em todas as épocas.

Segundo a mitologia, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a Lua e o direito, o Sol. Durante uma luta, o deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto, que não lhe dava visão total. Foi colocada, então, uma serpente sobre sua cabeça para aumentar sua visão. Depois da sua recuperação, Horus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Seth.

Portanto, era a união do olho humano com a visão do falcão, animal associado ao deus Hórus. Era usado, em vida, para afugentar o mau-olhado e, após a morte, contra o infortúnio do Além. Assim, superando o além, este símbolo de indestrutibilidade auxiliaria no renascimento, em virtude de suas crenças sobre a alma e a ressurreição dos corpos.



Em 1782, o Olho da Providência, com o formato que é atualmente conhecido foi adotado como parte do simbolismo no verso do Grande selo dos Estados Unidos da América (figura ao lado). Este selo é utilizado para autenticar determinados documentos emitidos pelo governo dos Estados Unidos. 

O Olho foi introduzido pelo comitê original do projeto em 1776 e foi desenvolvido de acordo com as sugestões do consultor artístico Pierre Eugene du Simitiere. 

A primeira referência maçônica oficial ao Olho está em O Monitoramento Maçônico por Thomas Smith Webb em 1797, alguns anos depois que o Grande Selo foi projetado. O uso Maçônico do Olho em geral não incorpora uma pirâmide, embora o triângulo seja incluído freqeentemente e interpretado como parte do símbolo.


 O Olho que Tudo Vê é um símbolo exibindo um olho cercado por raios de luz ou em glória, normalmente dentro de um triângulo. Costuma ser interpretado como a representação do olho de Deus observando a humanidade.


É cercado por glória e um véu. Ele provavelmente representa o processo iniciático da Igreja Mórmon, que é muito semelhante à maçonaria .

image


4 - CUMPRIMENTOS SECRETOS



image


Este, de fato, é um típico símbolo maçom, e como os maçons, os mórmons também tem apertos de mão secretos e senhas. 

Este aperto de mão está na fachada do templo e é semelhante ao retratado em apertos de mão maçônicos edifícios e monumentos como este:

image


No topo do aperto de mão tem a frase "Eu sou o Alfa e o Ômega", que foi tirada do Livro do Apocalipse. Pode ser traduzido como "Eu sou o começo e o fim".


O fato dela ser colocada na parte superior do aperto de mão, o símbolo que representa doutrina secreta maçônica, deve nos fazer pensar o que é o Alfa e o Omega?

5 - PIA BATISMAL PARA O TRABALHO VICÁRIO



image

Não apenas no templo de Salt Lake, mas em cada Templo Mórmon existe uma fonte batismal, montada nas costas de doze (ou seis) bois. 


Os mórmons dizem que esta é igual à pia que ficava na entrada do Templo de Salomão. Porém, esta pia era utilizada pelos sacerdotes para limparem-se do sangue de animais após o sacrifício de animais. Lembrando que no AT, o sacrifício de animais era pregado e executado com o intuito de preparar o povo para o sacrifício do Messias.



A pia da antiguidade, que ficava à vista de todos, nunca foi usada para batizar pessoas, e certamente não foi usada para o "batismo dos mortos", uma prática Mórmon conhecida. Veja mais informações AQUI.



Numerosos escândalos por causa desta prática de batismo pelos mortos apareceram, dentre eles as vítimas do holocausto e os nazistas que os executaram, assim como padres e papas da igreja Católica. Todos foram batizados sem o consentimento da família. 


Mais recentemente, a mãe de Barak Obama, que morreu de câncer, foi batizada pelos mórmons (novamente sem o  consentimento da famíla).